Município de Tutóia terá apoio da AGED para criação do Serviço de Inspeção Municipal

Por Suyane Scanssette
12/02/2021 16:50

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e Secretaria Municipal de Agricultura de Tutóia estiveram em reunião, nesta semana, para tratar sobre a criação e implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e também sobre a parceria técnica entre as instituições, visando o desenvolvimento de ações em defesa agropecuária no município.

Considerando o potencial produtivo e econômico do município de Tutóia na produção de produtos de origem animal, em especial de pescado, é muito importante a implantação do Serviço de Inspeção Municipal para garantia da segurança dos alimentos ofertados a população.

A chefe do Posto Avançado de Sanidade Animal (PASA) de Chapadinha, a fiscal estadual agropecuária, Solany Domingues ressaltou não só a importância do SIM para cidade, que passará a ter autonomia na fiscalização de produtos de origem animal, mais os ganhos que a parceria técnica entre os dois órgãos proporcionará aos produtores locais, uma vez que a AGED busca reforçar as atividades em Tutóia, por meio das ações em defesa agropecuária.

A parceira técnica, entre  a Prefeitura Municipal e AGED/MA, será firmada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, o que vai garantir a permanência de atendimento aos produtores no próprio município, com espaço na sede da Secretaria de Agricultura e deslocamento de fiscal e técnico para realização e acompanhamento das atividades de defesa agropecuária, tanto animal e vegetal na região de Tutóia.

A criação e implantação do SIM em Tutóia deve seguir as etapas de elaboração de atos normativos, projeto de lei aprovado pela câmara dos vereadores e sancionada pelo Prefeito Municipal, o regulamento do S.I.M. e posteriormente a formação de equipe para atuar na fiscalização dos estabelecimentos que venham a ser registrados.

Durante a reunião, a AGED/MA foi representada pela chefe do PASA de Chapadinha, Solany Domingues; o chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal/ULSAV, fiscal Jocynê Castelo Branco; além da fiscal Cleide Selma e o técnico de fiscalização agropecuária, Francisco dos Santos.

Pela Secretaria Municipal de Agricultura participaram o secretário da pasta, Helimarcio Costa; a secretária adjunta Shirbynilde Caldas;, o vereador Raimundo Monteiro; o diretor de Produção, Evandro Pereira e a Coordenadora do PAA, Diana da Silva Santos e os demais integrantes do corpo técnico da Secretaria.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao