Fiscais da AGED participaram do Workshop Fiscalização e Monitoramento da Qualidade Vegetal

15/12/2020    14:47

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) participaram do Workshop Fiscalização e Monitoramento da qualidade vegetal, evento promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O evento buscou dar ciência aos órgãos estaduais e municipais de defesa agropecuária dos objetivos da fiscalização e do monitoramento da qualidade vegetal, dos resultados alcançados e da forma atual de execução.

De acordo com Luís Roberto Leite, coordenador de Inspeção Vegetal da AGED, o curso foi importante, pois mostrou aos participantes os novos caminhos da Defesa Vegetal. “É um incremento do portfólio de ações dos agentes de fiscalização, que se colocam a cada dia, que envolvem classificação, rastreabilidade, controle de resíduos de agrotóxicos. Na verdade trata da transparência na comercialização, com oferecimento de produtos vegetais seguros para o consumo da população”, explicou.

Na programação do evento foram apresentadas as palestras sobre: “Classificação vegetal” com o auditor fiscal federal agropecuário, Rafael Ribeiro Gonçalves Barrocas; “Rastreabilidade de vegetais frescos e requisitos mínimos” com o auditor fiscal federal agropecuário, André Luiz Bispo Oliveira; “Cadastro Geral de Classificação” com as auditoras fiscais federais agropecuárias, Ludmilla Verona Carvalho Gonçalves e Ana Cláudia Marques Cintra; e o “Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes-PNCRC” com a auditora fiscal federal agropecuário, Rosana Ribeiro de Vasconcellos.

Participaram do Workshop cerca de 60 pessoas, dentre auditores fiscais federais agropecuários, agentes de atividade agropecuária e fiscais estaduais e municipais de Defesa Agropecuária).