13/06/2017 5:54 pm

Educação Sanitária

Educação Sanitária – AGED

Conheça o PROESA

EM CONTRUÇÃO

Entende-se por Educação Sanitária em defesa agropecuária o processo de disseminação, construção e apropriação de conhecimentos, por parte dos participantes das diversas etapas das cadeia produtivas associadas às atividades agropecuárias e pela população em geral, relacionados com a saúde animal, sanidade vegetal e qualidade dos produtos, subprodutos e insumos agropecuários.

Para o professor Clóvis Improta, trata-se de um processo educativo que leva um determinado público conhecido em seus aspectos psicossociais, a praticar mudanças de comportamento frente aos problemas de ordem sanitária, através da conscientização e resolução destes problemas a partir de soluções indicadas e executadas pela própria comunidade.

Pela análise do próprio conceito, vê-se que o papel da educação sanitária é de conscientizar, de participar e nunca de impor, é levar ao público alvo a tomar consciência do problema sanitário, oferecer opções e deixar que opte pela mais viável. Jamais o educador deverá levar o “prato feito” é necessário a divisão de responsabilidades no processo, lembrar que educar é conduzir, instruir e ensinar.

Equipe interdisciplinar de trabalho:

EM CONSTRUÇÃO

AÇÕES DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA

1 – Atividades educativas:

Público Alvo: todos os públicos (produtores, criadores, agricultores familiares, empresários, consumidores, etc).

Objetivos:
– Apresentar a Defesa Agropecuária para os Órgãos e Instituições parceiras afins, buscando parceiras;
– Despertar a consciência participativa da comunidade;

a) Palestras institucionais

 

b) Palestras para comunidade, agricultores, produtores;

 

c) Palestras/reuniões com Instituições e Órgãos parceiros

 

d) Reuniões COMUSA/CMDRS

e) Dias de Campo

 

f) Videoconferências

2 – Atividades educativas em eventos agropecuários (Exposições Agropecuárias, Feiras Tecnológicas)

a) Palestras e oficinas: os temas abordados levam em conta a demanda da comunidade local.

b) Stand:

Exposição de Baners, onde orientamos o público que nos visita, apresentando a Aged e os programas sanitários de acordo com a vocação do local.

Exposição do quadro de morcegos, onde orientamos a comunidade sobre local o perigo do morcego hematófago como transmissor da raiva e noções sobre a identificação dos morcegos.

c) Projetos Educativos
São projetos lúdicos, direcionados a crianças cursando do 5º ao 7º ano do ensino fundamental, cujo objetivo é a formação do público escolar visando a conscientização de cidadãos do futuro.

 

#Projeto Fazendo Educação

Apresentação de teatro de fantoches sobre os TEMAS: aftosa, uso correto e seguro de agrotóxicos, raiva e agroindústria familiar, que são escolhidos pelas escolas participantes. Após a apresentação do teatro, é ministrada uma palestra onde o facilitador interage com as crianças, buscando a compreensão das mesmas sobre o tema abordado.

#Projeto Aged em Ação

3 – #Material educativo

Manuais

Cartilhas

Folders

Material de campanha

Publicações MAPA

Biblioteca do MAPA

 

4 – Entrevistas em rádio e TV (Comunicação Social)

5 – Redes Sociais

 Em construção

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI