Carga de queijo é apreendida em Caxias

30/04/2021 16:29

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) foi acionada pela Polícia Rodoviária Federal após uma revista em um caminhão boiadeiro fazendo o transporte irregular de 3.500 kg de queijo.

Durante policiamento ostensivo na estrada vicinal que passa por trás da Unidade Operacional da PRF – UOP, local conhecido como “Desvio do Posto PRF”, no município de Caxias, por volta das 12h 15min, desta quinta-feira (29), os policiais rodoviários federais deram ordem de parada para um caminhão boiadeiro, de cor branca. Segundo informações do condutor e do proprietário do veículo, apuradas pelos policiais, o caminhão estava vazio. No entanto, após inspeção, os policiais identificaram o transporte irregular de queijo. O produto estava sendo transportado em veículo inadequado, sem refrigeração e sem rótulo de identificação. A Unidade Regional da AGED de Caxias foi acionada para medidas cabíveis à ocorrência.

A gestora regional da AGED, Nádia Medeiros explicou que fez a inspeção do caminhão juntamente com um técnico de fiscalização agropecuária da ULSAV Caxias. A princípio, o condutor informou cerca de 1.300 kg, depois afirmou ser 2.200 kg. No entanto, considerando o volume da carga, estavam sendo transportados aproximadamente 3.500 kg de queijo. O responsável pela carga foi autuado por transportar produto de origem animal em condições inadequadas, e sem registro junto a um serviço de inspeção oficial. O produto apreendido foi devidamente inutilizado e destruído.

“Para garantia da oferta de um produto de origem animal seguro ao consumidor final, principalmente em relação à sua qualidade higiênica, sanitária e tecnológica, é de extrema importância a prévia inspeção e fiscalização do alimento em todas as etapas de sua cadeia produtiva. Assim como a produção e o armazenamento, o transporte do produto também deve atender às especificações vigentes na legislação para que ele chegue ao consumidor com sua máxima qualidade”, finalizou Nádia.