Agroindústria de beneficiamento de mel é inaugurada em Junco do Maranhão

Com registro no Serviço de Inspeção Estadual – SIE o empreendimento tem capacidade de produzir 5 mil quilos de mel por dia

Governador Flávio Dino exibindo o mel produzido pelos apicultores com o selo SIE

Por Suyane Scanssette
02/09/2020 10:20

Durante solenidade virtual o governador do Maranhão, Flávio Dino inaugurou a agroindústria de beneficiamento de mel da Associação de Apicultores de Junco do Maranhão (APMEL).

Participaram da solenidade de inauguração da agroindústria a diretora Geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Fabiola Ewerton; o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Sérgio Delmiro; o secretário de Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça; a presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Loroana Santanta; o presidente da APMEL, Clodoado Silva; o vice-governador, Carlos Brandão; o presidente do Iterma, Júnior Verde; a presidenta da Fetaema, Ângela Santos, deputados estaduais e representantes de sindicatos e associações de trabalhadores rurais.

A agroindústria recebeu na semana passada em solenidade na Sagrima, o título do registro no Serviço de Inspeção Estadual – SIE, conferindo a garantia de qualidade do produto e que pode ser comercializado e consumido por toda a população maranhense.

 Com 66 associados e capacidade máxima de produzir 5 mil quilos de mel por dia, essa é a segunda agroindústria familiar da cadeia do mel a receber o registro no SIE só este ano de 2020. Com o registro no SIE a APMEL poderá comercializar sua produção em todo Estado, incluindo o mercado institucional cujo mel produzido será adquirido pela SAF, por meio do Programa Estadual de Compra da Agricultura Familiar – Procaf.

Os órgãos estaduais juntamente com o governador Flávio Dino, nesta solenidade de inauguração da agroindústria do mel, representam o compromisso do Governo do Maranhão com o produtor rural maranhense e é o resultado de um trabalho coeso entre as secretarias e as agências para o desenvolvimento das cadeias produtivas, da agroindústria e da agricultura familiar.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao