AGED vistoria propriedade rural para implantação do Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra

Por Suyane Scanssette
11/02/2021    18:05

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Imperatriz realizou nesta semana vistoria em uma propriedade rural produtora de banana no município de São João do Paraíso, para implantação do Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra

A visita técnica teve como objetivo avaliar se a propriedade atende aos requisitos exigidos na legislação vigente para implantação do Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra (SMR), sendo realizada em conjunto com o Responsável Técnico da propriedade e o Engenheiro Agrônomo credenciado na AGED. Após análise do relatório de vistoria, a AGED irá credenciar a propriedade no Sistema de Integração Agropecuária para que o Agrônomo credenciado possa começar a emitir os Certificados Fitossanitários de Origem da Propriedade.

A concessão do título de área de SMR para uma propriedade produtora de banana faz com que o produtor possa escoar sua produção para Estados onde existe restrição sanitária quanto à Sigatoka Negra para com o Estado do Maranhão.

De acordo com o fiscal estadual agropecuário da AGED, André Gonçalves Ferreira, a propriedade reúne as condições necessárias para que haja a concessão do título de SMR. Ele observou que alguns ajustes deverão ser feitos como determina a legislação através da Instrução Normativa do Mapa nº 17 de 31.05.2005 e a Portaria AGED nº 866 de 21.10.2013.

“A Fazenda Alegre é a quarta propriedade na regional de Imperatriz a solicitar a implantação do Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra – SMR. Atualmente, a AGED de Imperatriz emite mensalmente cerca de 30 (trinta) Permissões de Transito de Vegetais – PTVs para propriedades que possuem SMR. Esse número poderá aumentar, pois ainda existem muitas propriedades produtoras de banana nos municípios de Ribamar Fiquene, São João do Paraíso e Porto Franco, que ainda não aderiram a implantação do Sistema de Mitigação de Riscos em suas propriedades”, declarou André Ferreira.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao