AGED realiza ações para diagnóstico de doenças nos equídeos

Coleta de material feita pela ULSAV de Zé Doca

18/12/2020 09:03

As Unidades Regionais da AGED em Chapadinha e Zé Doca realizaram ações para diagnóstico de doenças como Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE), que atingem equinos e muares, e para saneamento de foco destas doenças em propriedades.

O escritório da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal da AGED de Zé Doca realizou o saneamento de propriedade no município de Pedro do Rosário. A ação foi executada pelo  fiscal estadual agropecuário, doutor em reprodução animal, Madriano Christilis, com apoio dos técnicos em fiscalização agropecuária, Raimundo Luís e Francisco Fabian.

O resultado é que a propriedade, até o momento se encontra sem nenhum animal com diagnóstico positivo para AIE, aguardando a confirmação de um segundo teste com resultado negativo de todos os animais, para receber o atestado de desinterdição de propriedade.

Já no município de São Bernardo, que faz parte da jurisdição da Unidade Regional da AGED em Chapadinha, os fiscais da Agência fizeram a coleta de sangue para diagnóstico de AIE e Mormo para saneamento de foco em propriedade rural.

A coleta de sangue dos equídeos também foi realizada em São Bernardo, por meio da UR de Chapadinha