AGED promove ações de inspeção e defesa vegetal no município de Coelho Neto e Timon

13/11/2020    09:45

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizaram atividades de inspeção e defesa sanitária vegetal em propriedades no município de Coelho Neto, nesta semana.

Foi realizada a fiscalização do uso de agrotóxicos em área de cana-de-açúcar em uma propriedade na localidade Fleixeira e um sítio de hortaliças de cultura frutíferas na localidade São Pedro, dentro do município de Coelho Neto.

Durante a ação, os fiscais inspecionaram as áreas de banana e milho do sítio e repassaram orientações sobre a condução das culturas, os tratos necessários para obter um bom cultivo, além do controle de doenças e pragas nas culturas exploradas.

De acordo com a gestora da Unidade Regional da AGED em Caxias, Nádia Medeiros, durante a ação de fiscalização, também foi realizado o trabalho de educação sanitária e orientação junto aos proprietários sobre a importância da devolução de embalagens vazias de agrotóxicos evitando assim a contaminação do meio ambiente.

“Os produtores devem devolver as embalagens vazias onde adquiriram os produtos e as revendas de agrotóxicos devem fazer o descarte nas centrais de recebimento, obedecendo ao que preconiza a legislação vigente”, explicou Nádia.

Fiscalização de produtos à base de paraquate

Na última segunda-feira, 09, a AGED fez a interdição de herbicida, cujo princípio ativo é a base de paraquate, em uma propriedade rural no município de Timon.

Por determinação da Anvisa, produtos à base de paraquate estão com o uso e a comercialização proibidos em todo Brasil, desde o dia 22 de setembro.

O produto interditado na propriedade será recolhido pelo fabricante, dentro do prazo estabelecido pelo órgão de fiscalização, a AGED/ MA, conforme notificação a ser expedida.

Os fiscais da Agência, ainda em Timon, realizaram a fiscalização na  Unidade de Produção de bananas, com objetivo proposto de realizar a vistoria no emprego dos agrotóxicos e a devolução das embalagens vazias, de acordo com a legislação, além da elaboração do terceiro relatório trimestral (ano 2020) das ações da AGED, na Unidade Regional de Caxias.