AGED fiscaliza propriedades rurais nos municípios da regional de Barra do Corda

08/10/2021 08:16

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou a fiscalização do vazio sanitário de soja, uso de agrotóxico em propriedades e a inspeção de Amaranthus palmeri nos municípios de Barra do Corda, Fernando Falcão, Grajaú, Arame e Sítio Novo.

No período de 27 de setembro a 01 de outubro os fiscais percorreram 23 propriedades, sendo 17 de soja com uma área de plantio de 33.513,3 hectares, onde houve a inspeção para a ocorrência de Amaranthus palmeri. Foi fiscalizada ainda uma propriedade produtora de caju anão precoce, com uma área plantada de 94 hectares.

Ainda como resultado da ação, os fiscais aplicaram 01 notificação no município de Grajaú, por conta da armazenagem inadequada de embalagens vazias de agrotóxicos. Houve ainda 23 fiscalizações de uso de agrotóxicos, com ênfase ao glifosato e paraquate, sendo que esta última tem uso e comercialização proibidas pela Anvisa desde o ano passado.

O fiscal estadual agropecuário da AGED, Alexandro Aguiar realizou a ação e prestou todas as informações quanto ao uso correto e seguro dos agrotóxicos, de como fazer a devolução das embalagens vazias. A ação teve apoio da regional de Codó.