AGED faz balanço da fiscalização do vazio sanitário da soja na regional de Caxias

17/11/2021 13:21

Aproximadamente cinquenta mil hectares de área de soja inspecionados, emissão de trinta e oito termos de fiscalização, aplicação de duas notificações e percorridos cerca 3.600 km pelos fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) para cumprimento do vazio sanitário da soja, em propriedades rurais produtoras de soja nos municípios que fazem parte da Unidade Regional da AGED de Caxias.

Além disso, foram realizadas fiscalizações do uso de agrotóxico nas propriedades, da destinação de embalagens vazias e levantamento fitossanitário do Amaranthus palmeri.

A cultura da soja está em franca expansão na região e a cada ano vem ocorrendo abertura de novas áreas e um aumento de produtividade dos grãos. Cumpre a AGED executar as ações em defesa e inspeção vegetal como forma de garantir a saúde pública e a sanidade dos vegetais.

Para a próxima safra, na regional de Caxias, há previsão de 50 mil hectares de soja que serão plantadas, somando-se a produção dos grãos no Estado.