AGED em Codó realiza ações em defesa agropecuária

Vigilância epidemiológica no terminal rodoviário e fiscalização em casas de revendas veterinárias foram algumas das ações

A primeira ação de vigilância teve início no Terminal Rodoviário de Codó

24/07/2020   10:34

Técnicos e fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizaram nesta semana várias ações de fiscalização e de vigilância no município de Codó. Uma das primeiras ações foi a vigilância epidemiológica no terminal rodoviário da cidade, realizada por técnicos da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal da AGED em Codó.

Em seguida a fiscal estadual agropecuária Jacqueline Alencar e o técnico agropecuário Jonas Sousa realizaram a vigilância epidemiológica no Abatedouro Municipal de Codó-MA. O objetivo destas ações é a promoção da defesa animal, que visa impedir a entrada de doenças em nosso Estado, além de detectar precocemente a sintomatologia de enfermidades e de prestar orientações aos proprietários/responsáveis pelos estabelecimentos sobre cuidados com a saúde animal.

Após as ações de vigilância epidemiológica, a AGED realizou a fiscalização de revendas veterinárias em Codó. O objetivo foi de conferir a refrigeração e o armazenamento das doses de vacinas de febre aftosa, visando garantir a qualidade da imunização do rebanho na região.

De acordo com Ana Raysa, gestora da Unidade Regional da AGED em Codó, as ações em defesa agropecuária fazem parte da rotina da Agência e são importantes para cumprimento das metas de programas nacionais e estaduais em defesa animal e vegetal.