AGED e Prefeitura de Guimarães discutem adequações no abatedouro municipal

05/04/2021 09:45

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e a Prefeitura de Guimarães se reuniram para debater sobre as adequações do abatedouro municipal. Durante a reunião, com a presença da fiscal estadual agropecuário da AGED, Danielle Lopes, do técnico em fiscalização agropecuária da Agência, Ariomagno Cartagenes, e do prefeito de Guimarães Osvaldo Luís Gomes, que estava acompanhado secretário Municipal de Agricultura, discutiu-se sobre a necessidade urgente de adequação do estabelecimento para atender as normas sanitárias vigentes. O objetivo é de oferecer à população alimento cárneo de qualidade e com a segurança de um produto devidamente inspecionado.

A AGED vai colaborar com a Prefeitura, prestando as orientações técnicas e consultivas, além de fazer o acompanhamento de todas as fases do projeto de melhoramento do abatedouro. O município de Guimarães já possui Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. Com as adequações e ajustes, a meta é formalizar consórcios com municípios vizinhos que não possuem abatedouros para fornecimento de seus produtos. Em seguida, o objetivo do município é fazer com que o abatedouro siga com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA.

A fiscalização realizada pela AGED no abatedouro apontou que as instalações e equipamentos estão bastante deteriorados e que há necessariedade também de algumas adequações no projeto estrutural para que abatedouro funcione de forma ideal.

Dentre as recomendações dadas pela Agência apontou-se: melhoria na destruição interna da água, a adequação da iluminação artificial e tratamento correto dos rejeitos e das águas servidas e aquisição de equipamentos novos. Outro ponto importante que foi discutido na reunião tratou da presença permanente de um médico veterinário, como Responsável Técnico do estabelecimento, durante os abates.