AGED e Prefeitura de Guimarães discutem adequações no abatedouro municipal

Por Suyane Scanssette
05/04/2021 09:45

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e a Prefeitura de Guimarães se reuniram para debater sobre as adequações do abatedouro municipal. Durante a reunião, com a presença da fiscal estadual agropecuário da AGED, Danielle Lopes, do técnico em fiscalização agropecuária da Agência, Ariomagno Cartagenes, e do prefeito de Guimarães Osvaldo Luís Gomes, que estava acompanhado secretário Municipal de Agricultura, discutiu-se sobre a necessidade urgente de adequação do estabelecimento para atender as normas sanitárias vigentes. O objetivo é de oferecer à população alimento cárneo de qualidade e com a segurança de um produto devidamente inspecionado.

A AGED vai colaborar com a Prefeitura, prestando as orientações técnicas e consultivas, além de fazer o acompanhamento de todas as fases do projeto de melhoramento do abatedouro. O município de Guimarães já possui Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. Com as adequações e ajustes, a meta é formalizar consórcios com municípios vizinhos que não possuem abatedouros para fornecimento de seus produtos. Em seguida, o objetivo do município é fazer com que o abatedouro siga com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA.

A fiscalização realizada pela AGED no abatedouro apontou que as instalações e equipamentos estão bastante deteriorados e que há necessariedade também de algumas adequações no projeto estrutural para que abatedouro funcione de forma ideal.

Dentre as recomendações dadas pela Agência apontou-se: melhoria na destruição interna da água, a adequação da iluminação artificial e tratamento correto dos rejeitos e das águas servidas e aquisição de equipamentos novos. Outro ponto importante que foi discutido na reunião tratou da presença permanente de um médico veterinário, como Responsável Técnico do estabelecimento, durante os abates.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao