AGED e Prefeitura de Bacurituba discutem incentivos para abertura de agroindústrias no município

24/03/2021 09:01

O fortalecimento das ações em defesa agropecuária em um município é um dos incentivos para abertura de agroindústrias e suporte para os produtores rurais, que fomentam diversas cadeias de produção. Debater sobre estes incentivos foi a pauta da reunião entre as representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) e a Prefeitura de Bacurituba.

Participaram da reunião, a gestora da Unidade Regional da AGED de Viana, Ana Cláudia Macêdo, o auxiliar de campo Domingo Evangelista Assunção Santos; a prefeita de Bacurituba, Letícia Líbia Barros Costa e o secretário Municipal de Agricultura, Otoniel de Jesus Ribeiro.

Durante a reunião foram tratados itens importantes como a permanência do escritório da AGED no município, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), parceria técnica para implantação de Boas Práticas de Fabricação no abatedouro municipal e o incentivo a abertura de novas agroindústrias em Bacurituba.

“Além de falarmos sobre a relevância da implantação do Serviço de Inspeção para o município, tratamos ainda sobre a importância da exigência das emissões das Guias de Trânsito Animal (GTAs) para o matadouro, pois trata-se de um documento que garante a procedência do animal a ser abatido e que o mesmo está com todas as vacinações obrigatórias em dias, como a aftosa e brucelose”, afirmou a gestora Ana Cláudia.

Para a gestora da AGED de Viana a reunião foi bastante proveitosa para o fortalecimento das parcerias institucionais entre os dois órgãos, objetivando o avanço das ações em defesa agropecuária e fomento da agroindústria em Bacurituba.