AGED e Fundepec-MA discutem parcerias nas ações de defesa sanitária animal na região de Pedreiras

Por Ascom Fundepc-MA e Ascom AGED
27/07/2020    15:21

Com o objetivo de nivelar ações em parceria na região do Médio Mearim foi realizada uma reunião virtual entre os gestores do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA) e da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Pedreiras.

As ações do Fundepec-MA que visam o aumento da produção leiteira executadas em seis municípios da região do Médio Mearim que fazem parte da jurisdição do escritório da AGED em Pedreiras, além da vacinação contra a brucelose e a contribuição voluntária dos criadores para o Fundepec-MA , por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA), foram alguns dos assuntos que pautaram a reunião.

Participaram do encontro, o presidente do Fundepec-MA, José de Jesus Reis Ataíde, o gestor da Unidade Regional da AGED em Pedreiras, Robert Barroso, os conselheiros do Fundepec-MA, José Hilton Coelho e Marco Aurélio Martins e os assessores Aleksandra Caldas, Fábio Perfetti, Vitória Castro e Ricardo Ataíde.

Ao iniciar sua fala na reunião, o gestor da Aged de Pedreiras, Robert Barroso, agradeceu a parceria com o Fundepec-MA que segundo ele, têm ajudado muito na atuação da Agência na região.

O presidente José Ataíde informou que esta é a segunda reunião com gestores das unidades regionais da AGED. “Nossa primeira reunião aconteceu com o gestor da AGED de Bacabal, Vicente Júnior, mas serão feitos encontros virtuais com os chefes dos escritórios de todas as regiões para discutir as ações e identificar melhorias”, afirmou Ataíde.

Programas e resultados

Com o apoio do Fundepec-MA, o PMGG – Programa de Melhoramento Genético de Gado Leiteiro em 2018 foi realizado por vários parceiros em 4 propriedades colaboradoras com aplicação de 505 doses de sêmem que resultou em 205 nascimentos confirmados.

Na campanha contra brucelose, nos anos de 2018 e 2019, foram vacinados 2.023 animais em 251 propriedades assistidas.

Na Regional de Pedreiras foram trabalhados os municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras.