AGED concede título de área livre sobre Sistema de Mitigação de Risco para praga da Sigatoka Negra de propriedade rural em Ribamar Fiquene

A fazenda teve a primeira emissão de Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) para escoamento de produção de bananas

08/10/2020 16:50

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), por meio do Departamento de Defesa e Inspeção Vegetal, concedeu a uma propriedade rural no povoado Jaboti, do município de Ribamar Fiquene, o título de área livre sobre Sistema de Mitigação de Risco – SMR para a doença Sigatoka Negra (Mycospharela figiensis). A Agência emitiu no final da semana passada a primeira Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) para a área desta fazenda.

A área recém-criada sobre o SMR permite que a propriedade possa mandar seu produto, a banana, para fora do Estado, mediante a documentação sanitária exigida, ou seja, a Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV.

De acordo com fiscal estadual agropecuário da AGED, André Gonçalves, essa é a segunda propriedade rural credenciada para emissão de PTVs na Unidade Regional da Agência em Imperatriz. “A implantação de SMR em áreas produtoras de banana na regional de Imperatriz tem caminhado para uma consolidação ainda maior. Atualmente temos duas propriedades incluídas no Sistema, mas já temos outros produtores com interesse em credenciar suas propriedades”, informou André.

Após o recebimento e análise da documentação necessária para legalizar a área de SMR, realizar o levantamento em loco das Unidades de Produção e gerar relatório de fundamentação, a AGED realizou a inclusão da propriedade rural produtora de banana no Sistema para permitir a emissão de PTV. A fazenda tem uma área produtiva de 120 hectares de Banana Pacovan. A propriedade está apta a enviar cerca de 100 toneladas de banana por mês para o Estado do Pará. A fazenda também deve abastecer o mercado local e estadual.

“Fico muito feliz em poder credenciar minha propriedade e poder legalizar meu negócio no quesito sanitário. Com o título de SMR para a fazenda Bom Futuro poderemos explorar novos mercados, sem entraves sanitários”, comemorou Délcio Geraldo de Assis Castro, proprietário da fazenda.