Ações interinstitucionais são debatidas para o fomento de produtos da abelha

Duas agroindústrias da cadeia produtiva do mel estão em processo de registro no SIE

Reunião envolveu AGED, AGERP e Sagrima

Por Suyane Scanssette
03/09/2020 15:46

Representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) estiveram reunidos por meio de videoconferência nesta semana para tratar de ações interinstitucionais voltadas para construção e reforma de duas unidades de extração e beneficiamento de produtos de abelhas.

As duas agroindústrias familiares, uma na comunidade Solta, no município de Carolina e a outra no povoado Centro do Chicão, na cidade de Maranhãozinho, estão em processo de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), junto à AGED.

 Na oportunidade foi apresentada a proposta de utilização de recursos provenientes do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza – Fumacop para financiar a reforma e construção dessas agroindústrias.

Alanna Raissa, fiscal estadual agropecuária da AGED, apresentou como proposta para atender a demanda de construção de uma Unidade de Extração e Beneficiamento de Produtos de Abelha em Maranhãozinho, o seu projeto de mestrado voltado para agroindustrialização do mel, oriundo da agricultura familiar, no Maranhão.

Para a AGED cabe as orientações para o processo de registro no Serviço de Inspeção, à Sagrima cabe o fomento da cadeia produtiva, baseado em planejamento para o fortalecimento da produção do mel no Estado e à AGERP cabe a assistência técnica às comunidades de Solta e Centro do Chicão.

Além dos órgãos estaduais, os representantes da Associação Bezerra de Morais, sediada na comunidade Solta, município de Carolina- MA, participaram da reunião e agradeceram o apoio dos entes públicos para o fomento das cadeias produtivas e da agroindústria familiar.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao