Sanidade Apícola (PNSAp)

22

Nota técnica MAPA – Infestação de colmeias pelo Aethina tumida

capa-abelhas

Finalidade

O Programa Nacional de Sanidade Apícola (PNSAp) foi instituído pela Instrução Normativa Nº 16, de 8 de maio de 2008, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No Maranhão, o programa tem por finalidade o fortalecimento da cadeia produtiva apícola através de ações de vigilância e defesa sanitária animal.

As ações previstas no PNSAp são coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e executadas, no âmbito do estadual, pela Diretoria de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged por meio da Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal.

 

Treinamento Mel (4)

Ações realizadas

Para prevenir, diagnosticar, controlar e erradicar doenças e pragas que possam causar danos a cadeia produtiva apícola, o PNSAp promove as seguintes atividades:

 

Treinamento Mel (6)

Doenças

Doenças constantes da lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), além de outras que possam comprometer a apicultura nacional, a economia, a saúde pública ou o meio ambiente:

1. Doenças erradicadas ou nunca registradas no País, que requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial:

2. Doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito:

3. Doenças que requerem notificação mensal de qualquer caso confirmado:

Treinamento Mel

FICHA DE CADASTRO DE APICULTORES E MELIPONICULTORES

Legislação PNSAp

Federais: