AGED recebe certificado por destruição de resíduos de agrotóxicos

Foram 2.730 quilos de produtos inutilizados conforme as normas vigentes

23/06/2020   16:11

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) recebeu na última semana o Certificado de Destruição de Resíduos de agrotóxicos, atestando o total de 2.730 kg de produtos destruídos de forma adequada, em conformidade com legislação vigente.

Em ação de fiscalização de rotina foram encontrados agrotóxicos obsoletos, que são aqueles proibidos de serem fabricados e comercializados no país. Os mesmos estavam armazenados em estabelecimentos nas áreas de atuação das Unidades Regionais da Agência de Santa Inês e Pedreiras.

Segundo o Coordenador de Inspeção Sanitária Vegetal da AGED, Luís Roberto Leite, após a identificação desse passivo ambiental, a equipe de fiscalização tomou todos os procedimentos cabíveis e a Agência entrou em contato com o Instituto de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxico – inpEV  para dar o destino adequado dos resíduos encontrados durante a ação fiscal, apesar do recolhimento desses produtos específicos não ser obrigação legal do inpEV.

“A identificação e retirada desses produtos, que são poluentes orgânicos persistentes é bom para o meio ambiente, para a saúde pública e para a agricultura”, esclareceu o coordenador.

A fiscalização da AGED acompanhou o procedimento de recolhimento dos produtos por uma transportadora a serviço do inpEV. A destruição de todo esse material foi feita em local adequado, por uma empresa licenciada.

Para Luís Roberto as parcerias institucionais são importantes para execução das atividades em defesa agropecuária maranhense, garantindo o cumprimento de todas as normas legais que visam a saúde pública e o bem-estar de todos. O mesmo ratificou o agradecimento ao inpEV pela parceria nesta ação.